Monday, June 18, 2007

You say goodbye, I say hello

Sábado chuvoso, boring. Começou com "Because I said so" (sozinha em casa, filme mulherzinha - mas a Diane Keaton tem mesmo que fazer o mesmo papel duas vezes?) e terminou com o fim de "O Animal Agonizante", novela curta do Philip Roth.

O texto é intenso, uma espécie de ventaval, e quase vulgar, se não fosse simplesmente honesto. É a história da paixão de um professor de 70 anos (personagem de outras obras dos anos 70) por uma estudante cubana de 24. Sem viagra. Mas o sexo, apesar de presente em todas as páginas, é apenas o caminho elegido para refletir sobre a velhice e todas as perdas que ela acarreta, uma certa confusão de identidade. Velhice implica renúncia, dizer adeus a escolhas e comportamentos que são as bases da tua existência. Pelo menos diante dos outros.

"É importante traçar uma distinção entre o morrer e a morte. O morrer não é um processo ininterrupto. Se a gente tem saúde e se sente bem, é um processo invisível. O final que é uma certeza nem sempre se anuncia de maneira espalhafatosa. Não, você não consegue entender. (...) Para aqueles que ainda não são velhos, ser velho significa ter sido. Porém ser velho significa também que, apesar e além de ter sido, você continua sendo. Esse ter sido ainda está cheio de vida. Você continua sendo, e a consciência de continuar sendo é tão avalassadora quanto a consciência de ter sido".

No comments: