Monday, July 30, 2007

Ouvido seletivo

Semana corrida, entro no elevador apressada, perninha sacodindo, impaciente. Elevador pára, entra um casal de velhinhos, sorridentes. Eu, em um ato totalmente involuntário e típico de quem acha que tudo é para ontem, estico o braço e... apertões ansiosos no botão para fechar a porta.

A porta, obviamente, fecha no seu ritmo. A Velhinha abre um sorriso e, dotada de toda sabedoria que depois de certa idade as pessoas acham que têm o dever de distribuir, faz um comentário, em inglês, perguntando em tom cândido, emoldurada pelos cabelos prateados e olhinhos azuis espertos de vovó que assa cookies, se eu realmente acho que o elevador vai andar mais rápido por causa dos meus apertões.

Eu, que já me dei conta da irreversível grosseria, olho para ela e lembro do meu avô e seu ouvido seletivo, que era surdo só para o que incomodava. Faço cara de paisagem e de quem não entendeu nada. Viva e deixe viver.

No comments: