Monday, March 30, 2009

Day 4 (24/3) – Parte histórica (e turística) de Kyoto

Hoje saímos cedo para visitar alguns locais em Kyoto mesmo e caminhamos muitooo. As distâncias são grandes e como adotamos esse modelo de turismo Supertramp, a caminhada foi pesada.

Começamos pelo Kinkaju-ji temple (Golden Pavillion), um templo coberto de ouro construído como vila de repouso pelo shogun Ashikaga Yoshimitsu, em 1397. O templo atual é, na verdade, uma réplica do original, que foi destruído em 1950. O lugar é lindo, breathless. A região toda é repleta de templos e shrines.


Caminho que dá acesso ao templo







Depois, fomos para o Ryoanji Temple, templo Zen cujo parque também é lindo e a atração principal um pouco surpreendente para nós, meros ocidentais sem grande prática na arte da contemplação: um jardim de pedras de apenas 25 metros, com 15 pedras. Esse jardim diminuto é considerado uma masterpiece do Zen budismo, cuja interpretação é individual e deve vir de uma silenciosa contemplação.









Caminhada para o jardim de pedra


Enfim, o jardim de pedra




Parte interna do jardim, de onde se faz a contemplação


Maquete do jardim

O destino seguinte foi o Palácio Imperial, para o qual tínhamos tour guiada previamente agendada pela web para as 14h. O palácio é, na verdade, um grande complexo de instalações variadas, algumas utilizadas para a vida diária outras apenas para cerimônias durante o período no qual Kyoto foi a capital do país. A área é cercada por um grande parque aberto ao público e, aparentemente, bastante movimentado em dias ensolarados como esse que tivemos.




Entrada do Palácio Imperial













Instalações do Palácio Imperial

Por fim, fomos para o Nijo Castle, castelo feudal impressionante que fica no meio da cidade, construído em 1603. O local é famoso por ser bem ornamentado e o chão foi feito de modo que ao pisá-lo, um som de pio de pássaro se produz, para que a entrada nos aposentos fosse sutilmente anunciada. Pudemos constatar esse som difícil de descrever na visita que fizemos (é possível andar pela parte interna do castelo, mas não fotografar) e é isso mesmo, o chão pia.












Exterior do castelo

No comments: