Sunday, March 15, 2009

Making vacation plans: Tokyo



Pelas próximas 36 horas (incluindo a diferença de fuso) estaremos a caminho de Tokyo. Really looking foward for it. Espero uma mistura de Lost in Translation com... Lost in Translation. Enquanto a gente não chega lá vou comentar um pouco como foi organizar a viagem.

Uma viagem dessas começa muito antes de aterrissar. No nosso caso, começou com uma bolinha de Natal, na festa de final de ano. O Lu foi sorteado por um colega e teve de sortear uma bolinha. Entre umas 25 bolinhas, ele conseguiu pescar a que veio recheada com duas passagens aéreas, milhagem suficiente para ir para a Ásia. Luck us.

Por que o Japão?
Um, escolheu pela oportunidade de "conhecer uma sociedade mais avançada tecnologicamente" (a frase não é literal, mas foi algo assim que saiu). A outra, por curiosidade, por ser tão longe e tão diferente e, provavelmente, tão difícil de entender ou fazer sentido. Tem só de aceitar. Enfim, soa a uma chance de tentar abrir um pouco mais a cabecinha... Sair da caixinha, do mundinho.

O começo
A gente se enrolou um pouco para decidir pela viagem... Um primeiro trimestre repleto de estresse, a crise mundial, o sexo dos anjos... mas as passagens estavam lá (e a crise acabou sendo motivo para usar logo, vá que o prêmio acabasse cancelado) e ambos já tinham estourado o máximo de dias de férias que se pode juntar. Enfim, time to go. No final de fevereiro marcamos as passagens.

Coletando informação
Passagem marcada, era preciso montar um roteiro e reservar hotéis. E é nesse ponto que a diversão começa. Não tem como preparar uma viagem dessas sem ler muito, muito, muito. E vicia. Ficamos umas duas semanas, cada um fazendo a sua pesquisa, até que juntamos os pedaços. O legal é que o Japão tem vários sites oficiais em inglês que ajudam a programar uma viagem. Meio óbvio, né, já que quem não sabe japonês fica meio limitado se resolver fazer as coisas por si.

Entrevistar os amigos que já foram ajuda - e muito. E é entrevistar mesmo: vale perguntar desde dicas até detalhes pessoais (tipo "se entra mesmo pelado no onsen? Você entrou?"). Assim a gente se prepara para o choque cultural.

Eu fiquei uns vários dias tentando achar um ryokan - típico hotel japonês -, mas o processo é difícil: a maioria só tem site em japonês e os que tem em inglês cobravam diárias definitivamente exorbitantes para o nosso orçamento de viagem.

Tem um site de um americano (fácil de achar no google) que se propõe a fazer a reserva nos ryokans locais - um opção mais aceitável já que você escapa das opções caras, feitas para proporcionar a experiência a turistas, mas cobrar os olhos da cara por ela. No entanto, apesar de ler reviews positivos sobre o serviço - que inclusive foi usado pelo Ricardo Freire, segundo post no Viagem na Viagem -, não curti o sistema e acabei desistindo.

Achei que serão tantas experiências que podemos abrir mão dessa. Ficaremos em hotéis western style, sem sal, reservados rapidinho, com cupons de desconto e outras facilidades, pelo bom e velho Expedia. Keep it simple.

Definindo o roteiro
Para quem não sabe, o Japão, apesar de estreito, tem uma extensão que equivale a Porto Alegre-Salvador ou Miami-Canadá. Ou seja, é um país relativamente grande, com uma beleza natural variada.

Além das belezas naturais, o roteiro de viagem também passa por definir se você quer ver o old Japão ou o Japão modernoso. Nós decidimos que queremos ver ambos e, de beleza natural, o monte Fuji e o monte Takao, que o Lu não conseguiu achar no mapa ainda :-), mas tentaremos. Não veremos nem as praias nem os alpes.

Montar o roteiro passa também por definir o meio de transporte e, com antecedência, mapear que trens ou ônibus tomar, imprimir nomes de estações, marcar saídas etc. Isso é necessário, dizem: apesar de o sistema de trens e metrô ser gigante, bem estruturado e atender todo o país, a chance de se perder é grande. São muitas linhas, muitas saídas, muita gente e, bom, tudo em japonês. Nas grandes cidades os sinais são bilíngues, mas melhor estar preparado.

Assim, com esse monte de informação na cabeça armamos esse roteiro - TBC pela experiência e circunstâncias, claro: Tokyo / Kyoto / Miyajima / Hiroshima / Himeji / Nara / Hakone (Mt Fuji) / Mt Takao / Nikko / Kamakura / Yokohama. Não necessariamente nessa ordem.

I`ll do my best to keep you posted! Sayonara

1 comment:

Julio said...

Não consegui te dar boa viagem. Aproveitem, divirtam-se e tirem um montão de fotos pra gente ver, tá bom? Bj