Monday, March 30, 2009

Day 5 (25/3) - Himeji Castle e Nara

Já tínhamos ficado bem impressionados com o Nijo Castle, o que não nos preparou para o que encontramos em Himeji. Na cidade está o Himeji Castle, o maior dos 12 castelos feudais que ainda podem ser vistos no Japão. O local foi tombado pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade e é impressionante.









Caminho até o Himeji Castle

O castelo começou a ser construído em 1333, como um forte, e foi ampliado ao longo dos anos, até 1749, pelos clãs de vários shogunatos. As telhas exibem os brasões desses diferentes clãs. A estrutura da construção e sua variedade de detalhes e sofisticações para deixá-lo com uma arquitetura preparada para o conflito são de arrepiar.





Vista externa do castelo

Desde o local onde a construção foi feita à disposição dos aposentos, labirintos, passagens e aberturas para permitir defesa (buracos, literalmente, por toda a parte superior para permitir uso de armas e, como atitude de defesa, jogar água quente em eventuais " climbers"), a funcionalidade da arquitetura mostra uma sofisticação impressionante. Há ainda depósitos de comida, água e armas por todos os andares e grupos de aposentos, prevendo eventuais situações de sítio, e, o extremo: uma ala para suicídio. No entanto, segundo as indicações no local (é possível acessar a parte interna dos 6 andares do castelo) nada disso foi posto à prova.





Parte interna do castelo

De Himeji partimos para Nara, outra cidade histórica. Nara foi a primeira capital do Japão e tem vários locais considerados patrimônio histórico pela UNESCO. Caminhamos pela cidade, que é bonita, e fomos para o Nara Park, onde está o Todai-ji Temple, a Kasuga Shrine e o Kofuku-ji Temple. Vimos os dois primeiros, o Kofuku-ji já estava fechado quando chegamos (de outubro a março, templos e shrines fecham entre 16h e 17h. A partir de abril, o horário aumenta).

Todai-ji temple, visto de fora

O templo Todai-ji é de 743 e tem um buda gigante no seu interior. Essa época marca também a consolidação do budismo no país, quando o imperador Shomu resolveu adotar as relativas novas idéias - novas para o Japão, que conheceu a doutrina por volta do século V - na tentativa de acalmar e trazer unidade ao país, então assolado por pestes e conflitos. O templo atual, reconstruído em 1790, tem 2/3 do tamanho do templo original, mas ainda assim é considerado um dos maiores edifícios em madeira do mundo. Nara, por sua vez, é vista como a grande diocese do budismo no Japão.

Buda gigante, está dentro do Todai-ji temple



Kasuga Shrine

Vista de fora do Kofuku-ji Temple (estava fechado quando chegamos)

No comments: