Saturday, March 28, 2009

Day 3 (23/3) - Enfim, Kyoto

Chegamos a Kyoto por volta das 12h. A estação é bem bacana, melhor ainda que a de Tóquio (depois fiquei sabendo que é um dos edifícios mais modernos do Japão), então resolvemos dar uma volta antes de pegar o metrô para o hotel. Por sorte, achamos um concierge do Westin onde ficaríamos, onde pudemos deixar as malas e, depois de almoçar, tomar um shuttle até o hotel.


Vídeo da Kyoto Station

Kyoto é uma cidade de contrastes: por um lado, é uma das cidades históricas do país, repleta de templos e shrines. Por outro, é um pólo comercial importante, sede de escritórios de várias companhias. De certo modo, essa harmonia entre o passado e o moderno é visível não apenas pela arquitetura e dinâmica da cidade, mas também pelo tipo de pessoas que circulam por ela.


Vídeo com vista de Kyoto, entre as montanhas

Você vê fácil, no mesmo quarteirão, senhoras vestidas de roupas tradicionais, gueishas se esgueirando em táxis (elas não gostam de fotos ou atenção), business man old school vestidos em ternos sóbrios (eles costumam levar clientes estrangeiros para visitar templos e shrines, acho que em todos os que fomos vimos essa cena), e, além de muitos turistas, profissionais e famílias estrangeiras, com todo jeito de quem mora na cidade.

A cidade é grande, tem três lados cercados por montanhas e é dividida por um rio. O visual é muito bonito. Foi fundada em 794, quando se tornou capital até perder esse status para Tóquio (Edo) em 1868 e reúne locais históricos que ajudam a entender um pouco da história do Japão – meu desconhecimento sobre o tema, devo alertar, que era grande, agora é só um pouco menor.




Cenas de Kyoto, região próxima ao hotel

À tarde, decidimos explorar a região próxima ao hotel. Um dos templos que queríamos visitar fica próximo, mas deu tudo errado. Caminhamos um monte, mas não achamos o dito. Acabamos o dia no bairro de Kawaramachi, região central da cidade onde estão os bares, restaurantes e, claro, as lojas de departamento.


Vista da caminhada, quando perdidos, na região do hotel


Kawaramachi, Kyoto

No comments: